sábado, 29 de maio de 2010

HOJE COMEMOS CALDO VERDE FEITO POR NÓS

Logo de manhã fomos todos apanhar as couves à nossa horta para fazer o CALDO VERDE.
O professor Moisés trouxe de casa o fogão eléctrico, a Sónia trouxe a panela e uma máquina de cortar o caldo verde...
Primeiro cozeram-se as batatas, a cebola e um dente de alho para fazer o puré, depois introduziram-se as nossas couves bem lavadas e cortadas e finalmente o chouriço bem cortadinho em rodelas. Quando tudo estava bem cozido e a sopa pronta deitou-se um fio de azeite.
Antes do almoço estivemos a registar mais esta receita para o nosso LIVRO DE RECEITAS.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

VAMOS EXPERIMENTAR FAZER: CALDO VERDE...

Temos umas belas couves para apanhar na horta, hoje de manhã em redor do tapete grande estivemos a discutir sobre o que fazer com as couves e surgiu a ideia de um caldo verde.
Ficámos todos de pedir em casa umas batatinhas para acompanhar as couves, a cebola, umas rodelinhas de chouriço e finalmente um pouco de azeite.
Quase todos já tinham visto a mãe a fazer o caldo verde e já sabiam como era feito...a maior parte disseram que gostam, de qualquer maneira vamos tentar fazer muito para oferecer aos pais no final do dia quando nos vêm buscar...

TRABALHOS NA HORTA E NO POMAR

Hoje estivemos a plantar uma nova árvore, um pessegueiro, só temos de agradecer muito às nossas mães, pais e avós que  colaboram sempre connosco! Já temos 36 árvores bem crescidinhas no nosso pomar.
Estivemos também na horta a semear MILHO, nunca tínhamos experimentado, cá ficamos à espera das massarocas...A Felisbela ofereceu-nos três massarocas que estivemos a descascar para podermos semear os grãos de milho.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

O NOSSO POMAR TEM UMA NOVA ÁRVORE: UMA LARANJEIRA

Hoje estivemos a plantar uma laranjeira no pomar e um grande morangueiro no jardim...

AS FOTOS DA FESTA...

VI ALMOÇO DO DIA DA MÃE

Foi em ambiente de festa e com uma participação muito entusiasta de todos, que se realizou o nosso já tradicional almoço de favas do Dia da Mãe.
Contámos como é habitual com uma grande participação de mães, pais, tios e tias , avós, etc, no nosso almoço.
Agradecemos muito a grande colaboração de toda a nossa comunidade escolar: não faltou ajuda para organizar este evento: comida abundante e para todos os gostos de pequenos e graúdos, nem todos gostam de favas, na realização do almoço e no final todos colaboraram na limpeza e arrumação da escola num grande espírito de entreajuda e de grupo.
Do programa fez parte a apresentação de uma canção dedicada à Mãe, dois jogos muito animados, divertidos e muito disputados. No final as Mães realizaram um painel colectivo em que se representaram a si mesmas.