sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MEDOS, SONHOS E PESADELOS…CONTA-ME O TEU SONHO

O universo das crianças pequenas está povoado de factos e sensações mal entendidos. A criança tende a ter medos e as noites atormentadas por pesadelos, situação mais ou menos perceptível para os pais. A criança assimila e acomoda muitas vezes não da maneira mais correcta. Compete ao adulto “investigar” o subconsciente da criança e dar aos seus medos e mal entendidos, a explicação correcta de forma a que a criança cresça segura e saudável.

Na inexistência de explicações que a tranquilizem, a criança tende a arranjar as suas próprias justificações, nem sempre as mais correctas. Para o adulto a criança mente. Não, está apenas a tentar sobreviver. A maior parte dos conflitos emergentes e mal resolvidos estão na base de certos problemas na adolescência.

A criança é como uma casa: se não for arrumada com frequência, corremos o risco de um dia, não conseguirmos lá entrar!

Conselhos aos pais: fale com o seu filho todos os dias. Se o ouvir vai perceber onde estão os “novelos”. Ajude-o a crescer sem medo e com segurança.

Neste mês iniciamos uma viagem pelos “novelos” das nossas crianças. Sonhos, pesadelos e medos serão abordados e desmistificados numa abordagem de Educação pela Arte.

O SURREALISMO

O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na actividade criativa.

O método básico da psicanálise é o manejo da transferência e da resistência em análise. O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente (método de associação livre). Suas aspirações, angústias, sonhos e fantasias são de especial interesse na escuta, como também todas as experiências vividas são trabalhadas em análise. Escutando o analisado, o analista tenta manter uma atitude empática de neutralidade. Uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro.

O surrealismo apresenta obras de grande valor artístico precisamente porque emergiu numa fase do conhecimento humano em que apareceram as primeiras manifestações de curiosidade pelo inconsciente.

Trabalharemos à volta de um quadro de Salvador Dali…

Venham connosco ao mundo da Arte!