O universo das crianças pequenas está povoado de factos e sensações mal entendidos. A criança tende a ter medos e as noites atormentadas por pesadelos, situação mais ou menos perceptível para os pais. A criança assimila e acomoda muitas vezes não da maneira mais correcta. Compete ao adulto “investigar” o subconsciente da criança e dar aos seus medos e mal entendidos, a explicação correcta de forma a que a criança cresça segura e saudável.
Na inexistência de explicações que a tranquilizem, a criança tende a arranjar as suas próprias justificações, nem sempre as mais correctas. Para o adulto a criança mente. Não, está apenas a tentar sobreviver. A maior parte dos conflitos emergentes e mal resolvidos estão na base de certos problemas na adolescência.
A criança é como uma casa: se não for arrumada com frequência, corremos o risco de um dia, não conseguirmos lá entrar!
Conselhos aos pais: fale com o seu filho todos os dias. Se o ouvir vai perceber onde estão os “novelos”. Ajude-o a crescer sem medo e com segurança.
Neste mês iniciamos uma viagem pelos “novelos” das nossas crianças. Sonhos, pesadelos e medos serão abordados e desmistificados numa abordagem de Educação pela Arte.
O SURREALISMO
O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na actividade criativa.
O surrealismo apresenta obras de grande valor artístico precisamente porque emergiu numa fase do conhecimento humano em que apareceram as primeiras manifestações de curiosidade pelo inconsciente.
Trabalharemos à volta de um quadro de Salvador Dali…
Venham connosco ao mundo da Arte!